Melhore sua maneira de investir. Saia da poupança.

Por Amauri Bevilaqua

Você conversa com seus amigos e familiares sobre investimentos? Já experimentou perguntar onde o dinheiro deles está investido? A maioria está na poupança. Não é à toa que este é o investimento preferido dos brasileiros. No meu entendimento é o preferido porque o povo brasileiro tem preguiça de buscar investimentos melhores ou pesquisar sobre eles, e aí “coloca na poupança mesmo”! Pra tudo na vida, o caminho mais vitorioso nunca é o mais fácil.

Poupança é o primeiro investimento da maioria dos brasileiros. Os pais abrem logo uma para os filhos e o hábito se perpetua. De início tudo bem, mas com o passar do tempo e o montante acumulado crescendo, deixar na poupança é perder dinheiro. Aí você pode pensar: Poupança é seguro. Tudo bem, mas a segurança da dela é a mesma de outros investimentos, como Tesouro Direto, Letras de Câmbio, LCA (Letras de Crédito do Agronegócio), LCI (Letras de Crédito Imobiliário) e CDB (Certificado de Depósito Bancário). Todos estes investimentos são garantidos pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC). Este fundo garante até R$ 250.000,00 por CPF em caso de falência da instituição onde o dinheiro está depositado.

Uma explicação sobre cada investimento acima prometo trazer em outra oportunidade. Vamos focar agora nos rendimentos. Abaixo, segue o rendimento anual em cada um dos investimentos citados acima: Poupança: 4,53% ao ano / Tesouro Direto Prefixado 2019: 6,19% ao ano / Tesouro Direto Prefixado 2020: 8,98% ao ano / Letras de Câmbio: 16,91% ao ano / LCI: 7,38% ao ano / LCA: 7,29% ao ano / CDB: 5,76% ao ano.

Estes são investimentos 100% seguros. Para os mais arrojados e com pretensões de rentabilidade maior, existem ainda os fundos de investimentos, e fundos imobiliários, que garantes rendimentos muito maiores, mas aí é necessário conhecer mais a fundo cada produto para entender o que cada um pode entregar, e aceitar os riscos oferecidos. Não podemos só culpar os bancos por não oferecerem outros produtos para seus clientes. Eles não fazem isso porque sabem que ao falar sobre investimentos diferentes a maioria das pessoas vai reagir com desconfiança.

Eu não gosto de “perder de ganhar” dinheiro, ele será sempre bem-vindo no meu bolso. Procure informação, siga canais de investimentos, informe-se sobre as corretoras de investimentos que aparecem na sua TV. Desperte interesse. Seu dinheiro vai trabalhar mais por você.

História do Bitcoin

Sua criação em 2008 foi atribuída a Satoshi Nakamoto quando a PEER-TO-PEER ELETRONIC CASH SYSTEM foi publicado em um grupo de discussão sobre criptomoedas. Satoshi

Read More »

O que é Bitcoin

Bitcoin é uma rede de pagamentos inovadora e um novo tipo de dinheiro. (https://bitcoin.org/pt_BR/) O Bitcoin usa blockchain, tecnologia de ponto-a-ponto que permite operar sem

Read More »
Desenvolvido por Singulare.ppg.br